Metaescrita

O meu fim de ano foi cheio de dúvidas e decisões: 8 ou 80. Uma das dúvidas era se eu continuaria cursando Jornalismo. Pesquisei outros cursos: Engenharia Ambiental, Gestão de RH, Relações Públicas, Administração. Nada parecia ser o certo. Então o que fazer?

Não sei, só sei que aqui me encontro, mais uma vez, declamando minha paixão pela tinta, pelas letras, pelas palavras, pelas expressões e pelas criações de palavras num vocabulário próprio meu. É meu. A liberdade que a escrita me dá é só minha. Oh, quanta liberdade há no mundo das letras. É lindo!

Não são as letras soltas que me envolvem – ainda que hipnotizantes – mas o que elas produzem quando estão juntas, aconchegadas na certa existência uma das outras. É a composição, a troca, as mudanças, as gírias. É essa coisa de artigos, preposições, orações subordinadas e pleonasmos.

E se eu me tornasse uma escritora, já que eu amo escrever? Mas a minha fraqueza humana começa a dizer-me que eu não tenho o necessário pra ser uma escritora bem sucedida. No máximo, uma escritora frustrada. Acho que eu sou a minha pior inimiga.

Mas quer saber de uma coisa? Talvez eu nunca me torne uma escriora famosa. Quem sabe eu acabe virando uma mulher de negócios, uma engenheira ou uma professora, mas não importa. Aonde quer que eu vá ou o que quer que seja que eu esteja fazendo, permitir-me-ei sentir. Permitir-me-ei amar e sofrer e tentarei traduzir tudo em palavras, porque isso eu sei fazer bem: colocar meus sentimentos, inexprimíveis à fala, no papel – ou na sua tela de computador.

Escrever me faz feliz e me realiza, mas se eu não viver da escrita, não morrerei. Basta-me viver pela escrita. Pra mim, é o suficiente!

Deixe um comentário

