Politicamente… Confusa!

Esta semana, li algo que, como estudante de jornalismo, deixou-me revoltada e como cidadã, deixou-me apavorada. Ao ler o blog de Reinaldo Azevedo, deparei-me com um post a respeito de uma declaração extremamente INFELIZ de José Dirceu. Para Dirceu, “o problema do Brasil é o monopólio das grandes mídias, o excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa.” Desculpa, mas desde a última vez que eu chequei, a LIBERDADE e o DIREITO de expressão eram práticas IRREVOGÁVEIS de cada ser humano, principalmente para os que vivem num governo que se denomina – pelo menos até agora – um Estado Democrático. Tá certo que o monópolio nos meios de comunicação é sim algo ruim, mas como alguém que já trabalhou como ministro da Casa Civil e como deputado pode fazer tal declaração em relação à liberdade de expressão? Como alguém que deveria lutar pelos direitos do povo brasileiro e zelar pelo bem estar de todos nós, pode pensar isso?

No Título II da Constituição de 1988 – encontrada aqui – lemos os direitos e deveres individuais e coletivos de cada cidadão. Saliento os itens IX e X do artigo quinto:

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Cada um é livre para se expressar da maneira como bem pretender. É claro que há limitações nesta liberdade. A minha liberdade acaba quando, de alguma forma, isso vai de encontro com a liberdade do meu próximo. Ninguém tem o direito de se expressar ao explodir uma bomba dentro de um ônibus ou sequestrar e jogar dois aviões em dois prédios comercias no meio de Manhattan. Aqui entra a virtude da civilidade, saber respeitar os outros membros da comunidade na qual você se encontra, não importando quem seja o indivíduo ou qual seja a comunidade. Tendo isto em mente, será que é tão errado satirizar os nossos políticos às custas de sua corrupção e desinformação quando isto é verdade? Será que é tão errado mostrar para o povo brasileiro quem realmente está governando (ou desgovernando) o seu país?

IX – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

O que nos traz à quebra de sigilo fiscal da filha do candidato à presidência, José Serra. Os culpados? Não há nenhum por enquanto e para variar NINGUÉM SABIA DE NADA. Não sei vocês, mas tenho me sentido completamente desmotivada em relação às Eleições 2010. Não sei se foi sempre assim ou se é o fato de, pela primeira vez, eu estar acompanhando uma e votando numa eleição. Quanta besteira já foi dita, a censura no humor, obtenção ilegal de informações sobre a família de José Serra, escândalos, xingamentos de um lado e de outro. Tá certo que uma eleição é como se fosse um jogo, mas cresçam. Não tentem mudar, viu Serra, este não é você e nunca será. Marina, as suas propostas ambientalistas nós já conhecemos, e o resto? Dilma, para de se contradizer, tchê!!!

Os brasileiros precisam entender que um bom presidente não é o mais carismático, o mais preocupado com uma só questão, o branco, o negro, o homem, a mulher, o mais apioado pelo antigo presidente ou o mais “transformado’. Programas de transformação já vemos muito na TV. De que me importa se a Dilma tem se vestido melhor ou se está de cabelo novo, maquiagem e mais “decente” se o conteúdo continua o mesmo? Presidentes não são escolhidos pela aparência, mas pela competência GENUÍNA de fazer o que bom para o país ou pelo menos tentar DE TODAS AS MANEIRAS fazer o melhor para o povo.

Acorda, Brasil, por favor, antes que seja tarde demais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s