Invictus

Poem Space

Hoje, o poema não é meu, mas do gênio William Ernest Henley. William foi diagnosticado com tuberculose nos ossos com apenas 12 anos. A doença progrediu para o seu pé e aos 25 anos, teve sua perna amputa na altura do joelho. Ele escreveu o seguinte poema numa cama de hospital e, para mim, esse poema retrata a força um homem só contra os desafios da vida.

Com vocês, INVICTUS!

“Out of the night that covers me,         “Do fundo desta noite que persiste

Black as the Pit from pole to pole,      A me envolver em breu – eterno e                                                                                                 espesso,
I thank whatever gods may be           A qualquer deus – se algum acaso                                                                                                  existe,
For my unconquerable soul.            Por mi’alma insubjugável agradeço.

–                                                                                                      –

In the fell clutch of circumstance         Nas garras do destino e seus                                                                                                                                                                                                            esforços,

I have not winced nor cried aloud.     Sob os golpes que o acaso atira                                                                                               e acerta,

Under the bludgeonings of chance      Nunca me lamentei – e ainda trago

My head is bloody, but unbowed.     Minha cabeça – embora em sangue –                                                                                               ereta.

–                                                                                                      –

Beyond this place of wrath and tears     Além deste oceano de lamúria,

Looms but the Horror of the shade,       Somente o Horror das trevas se                                                                                                   divisa;

And yet the menace of the years          Porém o tempo, a consumir-se em                                                                                                 fúria,

Finds, and shall find, me unafraid.         Não me amedronta, nem me                                                                                            martiriza.

–                                                                                                      –

It matters not how strait the gate,                     Por ser estreita a senda                                                                                   – eu não declino,

How charged with punishments the scroll,        Nem por pesada a mão                                                                             que o mundo espalma;

I am the master of my fate:                            Eu sou dono e senhor de                                                                                      meu  destino;

I am the captain of my soul. ”                    Eu sou o comandante de minha                                                                                         alma.”

–                                                                                                      –

~ William Ernest Henley ~

2 comentários sobre “Invictus

  1. Claudia da Rosa disse:

    Amazing, eh?!

    The translation is not mine but it’s almost as good as the original!

    It just gives me the feeling that we CAN choose for ourselves. We can choose to have a good life when everything seems to be against us. We are the masters of our fate. We are the masters of our souls!

    Curtir

Deixe um comentário

